PROJECT BASED LEARNING
- A Course for European Teachers -
Curso Estruturado
Reykjavik, Iceland
July 16 to 22, 2023
Reykjavik is a city to recharge, restore and refuel.
​
It's a city surrounded by incredible nature but, at the same time, a city full of life, beaming with creativity.
Velkominn!
Welcome!
Day 2 - LET'S GET STARTED!
Project Based Learning in an Icelandic School: How does it work?
21st century skills and backward design.
Feitas as apresentações do grupo em que estavamos inseridos e dos dois formadores, Thorleifur Gunnarsson e Lilja Jonsdottir, foi feita da divisão do mesmo em grupos, A e B. Servindo como alicerce daquilo que iríamos aprender no decorrer do curso, foi-nos apresentado o tema do Project Based Learning: negociação do currículo e como poderíamos oferecer aos alunos a oportunidade de participar na escolha e desenvolvimento do projeto, bem como das suas aprendizagens. Tudo isto acompanhado de alguns exemplos práticos, levados a cabo pelos formadores nas turmas de aluno islandeses, o que nos ajudou a entender que tal prática seria possível de colocar em prática. Dada a qualidade dos exemplos providenciados, comecei a aperceber-me que esta metodologia poderia ser interessante para colocar em prática e despertou a minha curiosidade e a minha vontade de saber mais sobre este tema. Na segunda sessão, foi-nos dado a conhecer um pouco do sistema de ensino islandês, a sua organização em anos de escolaridade, os seus pilares fundamentais e as competências do século XXI que visam desenvolver nos alunos.
Terminada esta introdução, o formador entrou mais concretamente na metodologia de Project Based Learning, providenciando-nos vários exemplos de como poderíamos intercalar diferentes disciplinas para a concretização do projeto, bem como a carga horária que o sistema de ensino islandês prevê para este tipo de atividades. Nesta fase, refletindo nos temas e aprendizagens das nossas próprias disciplinas, começamos como que a fazer um mapa mental de possíveis combinações com outras disciplinas com as quais poderiamos articular e possivelmente levar a cabo um projeto deste tipo.
Prosseguindo a sua explicação acerca da estruturação de um projeto, o formador abordou a técnica de backward design, uma metodologia de desenhar um projeto acertando primeiramente os objetivos a atingir, seguido dos métodos de avaliação e, só depois, os métodos de ensino e definir quais os conhecimentos e competências os alunos devem possuir para atingir os objetivos inicialmente propostos. Trata-se de uma teoria que nos pareceu algo inovadora uma vez que frequentemente começamos por pensar nas competências que os nossos alunos possuem para, a partir daí, começarmos a idealizar um projeto e os respetivos objetivos a atingir.